• Caroline Lucas

Transforme o seu banheiro com apenas 4 dicas! 

Você não esta satisfeito com o seu banheiro? Quer deixar ele mais moderno e funcional? Existem alguns pontos que devemos ter atenção na hora de reformar um banheiro e também algumas medidas que devem ser respeitadas para que você tenha um bom resultado no final da sua reforma. Preparamos 4 dicas para te ajudar a não errar na hora de transformar o seu banheiro! Nossas dicas vão servir tanto para o banheiro da sua suíte quanto para aquele que será banheiro social da sua casa.


Amplie o seu banheiro com apenas um truque


O seu ambiente é pequeno? Quando você entra nele fica sempre com aquela sensação de que “não vai caber nada”? Isso é muito comum e com apenas algumas decisões de acabamentos você pode deixar para trás essa sensação! Opte por revestimentos e móveis claros, isso vai ajuda a ampliar a visão e dar a impressão de que o ambiente é maior do que o seu tamanho real.

Espelho que valoriza o ambiente pequeno. | Foto por: Bruno Rossi | Projeto por: ESSA|Arquitetura


Abuse do espelho!


Essa dica é muito importante, além da sua funcionalidade, esse é outro elemento que ajuda muito na sensação de amplitude do espaço. Quanto menor o seu ambiente, maior a necessidade de usar essa dica, comece com o espelho na bancada e siga com ele até chegar ao teto. Nesse momento podemos abusar da criatividade, usar peças com uma moldura bacana, usar o espelho liso colado na parede, ou até mesmo fazer sobreposição de peças soltas aplicadas sobre o espelho colado fazendo dele um verdadeiro item decorativo.

Espelho que valoriza o ambiente pequeno. | Foto por: Paula Tedesco | Projeto por: ESSA|Arquitetura


Muita atenção nas medidas


É bastante comum vermos pia com armário maior do que o espaço do banheiro comporta, esse é um erro bastante grave pois afeta diretamente a funcionalidade do seu espaço. Isso pode acontecer tanto no espaço destinado para o vaso sanitário quanto no espaço aonde será instalado o seu box. É fundamental que as medidas que iremos te passar sejam respeitadas para garantir um bom funcionamento do banheiro! O mínimo recomendável para deixar de espaço para o vaso sanitário, é de 60 centímetros e a medida mínima que deve ser deixada na frente do vaso sanitário, é de 50 centímetros. Essas medidas foram baseadas de acordo com as proporções do corpo humano, ou seja, são medidas confortáveis para as pessoas que forem fazer uso do banheiro. E para o box, as medidas mínimas utilizadas são de 90 centímetros por 90 centímetros. Abaixo montamos uma planta com as medidas mínimas para te ajudar a entender:

Planta com as medidas mínimas à serem respeitadas em um banheiro. | Imagem por: ESSA|Arquitetura


Vamos economizar?


Esta é uma dica valiosa, pois com ela você vai poder optar com consciência de qual será a melhor opção para você. Ao escolher os acabamentos do seu banheiro é preciso ter em mente que este é um espaço que tem contato com água e vapor, não necessariamente terá o contato direto com a água, mas terá com o vapor que será liberado a cada banho. Algumas pessoas acabam optando por utilizar pintura na parte de fora do box, para economizar com material na obra, e já existem tintas com uma maior resistência justamente para essa finalidade. Porém, com esse vapor sendo liberado todo o dia, dependendo do número de pessoas que irão utilizar esse banheiro, na grande maioria das vezes mais de uma vez por dia, fatalmente a pintura irá te dar manutenção com muito mais frequência do que o revestimento, ou seja, a longo prazo pode ser que você acabe gastando mais com a pintura, por conta da compra de material e da contratação da mão de obra que você precisará fazer toda vez que o seu banheiro necessitar de reparos.


Esperamos poder ter te ajudado com estas dicas! Você tem mais alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários ou nos envie um e-mail para contato@essaarquitetura.com.br e aproveite para deixar suas dúvidas e sugestões, elas podem virar um post aqui no blog!


Não se esqueça de nos ajudar a te conhecer melhor respondendo a nossa pesquisa!