• Juliana Duarte

Como fazer o home theater dos sonhos? Confira as dicas para montar o seu ambiente temático

Você já projetou os seus sonhos sobre algum ambiente? Já ficou imaginando como ele poderia ficar e como seria a sua vida nele? É complicado em um primeiro momento, ajustar todas nossas ideias e desejos, planejar, organizar e colocar em pratica algo que antes não passava de um sonho. Provavelmente você já tenha passado por isso, é natural que as pessoas imaginem suas vidas com ainda mais conforto e bem estar e queiram trabalhar para que isso se torne realidade. E foi exatamente nesta situação que um cliente nosso estava. Mas nesse caso, além do desejo de ter um ambiente mais conforto e bem estar, ele também tinha o sonho de ter um ambiente temático o “Quarto do Futebol”, então destinamos um quarto do seu apartamento para que este abrigasse o seu maior hobby e o transformamos no home theater do apartamento. O mais gostoso da nossa profissão, sem dúvidas, é conseguir interpretar um sonho, fazê-lo virar um projeto e depois materializá-lo com a obra executada e assim transformá-lo em realidade.

Confira as dicas para montar o seu ambiente temático


Pensando na felicidade do nosso cliente ao realizar o seu sonho com o seu espaço, hoje vamos te dar três dicas para você que está procurando realizar este tipo de sonho, consiga também um resultado bem bacana. Nossa intenção é que você consiga montar o seu ambiente seguindo essas dicas, aproveitando o potencial de cada elemento, sem que para isso você precise gastar muito!

  1. Defina o seu tema e escolha o ambiente

O primeiro passo para iniciar esse processo é escolher o tema. Isso pode parecer óbvio, mas é uma etapa muito importante, pois você deve escolher algo que você goste e se identifique, algo que você vai gostar por bastante tempo, evite temas de “moda”, pois mudar um ambiente pode não ser tão simples e exige que você dispenda dinheiro para modifica-lo. Por isso, tenha bastante cuidado nessa escolha ainda mais se este for um ambiente em comum na casa, é importante que todos tenham uma simpatia pelo tema para que ele não se torne rapidamente cansativo para os outros moradores da casa. Já tem um tema? Ainda precisa definir? Não tem problema, veja o que mais é interessante você saber, vamos para as próximas dicas...

  1. Cuidado com os excessos

A segunda dica é extremamente importante, e merece toda atenção, tome muito cuidado com o excesso de elementos “temáticos”. As vezes com a animação do processo, acabamos nos excedendo e pesquisando tudo que possa existir do tema, luminárias, canecas, porta-retratos, almofadas, pôsteres... Tenha cautela, verifique se você já não possui muitos itens do tema, isso é importante para que o seu ambiente não fique caricato ou infantil, uma ideia bacana para isso é optar por peças ou estampas que lembrem o tema mas que não sejam literalmente o tema, isso deixa o ambiente com mais personalidade e menos cansativo.

  1. Valorize ainda mais o seu ambiente

A iluminação pode valorizar muito o seu ambiente e deixa-lo ainda mais aconchegante. Muitas pessoas acabam não dando a devida atenção para essa etapa, mas ela é de extrema importância, um ambiente mal iluminado pode inclusive fazer mal a saúde, especialmente se ele for um local de trabalho ou leitura. Aqui a dica é para que você utilize a iluminação para destacar os elementos que você escolheu, uma boa estratégia é você pensar no ambiente já finalizado para que você consiga perceber aonde seria bacana pontuar a iluminação e quais itens seria interessante destacar.


Para saber mais sobre tipos de lâmpadas, clique aqui.

Instalação de papel de parede. | Foto por: Juliana Duarte


No caso deste projeto, fizemos um home theater temático. Optamos por utilizar um papel de parede gráfico em que a estampa lembra o desenho da antiga bola de capotão, usamos como parte da decoração a coleção de cachecóis de times que o cliente possuía, demos destaque aos objetos relacionados ao tema posicionando-os em uma prateleira logo acima do painel da televisão e para finalizar escolhemos um persiana rolô black out na cor cinza chumbo para contrastar com os tons mais neutros do dormitório, sendo possível assim controlar incidência da luz natural, ou seja, quando o home theater estiver sendo usado é possível barrar essa luz no ambiente tornando-o ainda mais aconchegante.


A importância da iluminação


A iluminação valoriza ainda mais os elementos, use-a de forma pontual para destacar os pontos principais do seu ambiente, aqui utilizamos uma sanca no forro de gesso que além de dar uma iluminação mais geral, ela destaca o papel de parede que é o protagonista do nosso ambiente. Utilizamos também arandelas decorativas ao lado da televisão para garantir uma iluminação aconchegante quando o home theater estiver sendo utilizado.


Para saber mais sobre tipos de lâmpadas, clique aqui.


Tenha seu ambiente temático


Agora que você já sabe como fazer o seu ambiente dos sonhos, siga as dicas... Defina o tema que você se identifique, escolha o ambiente que você deseja modificar e comece a planejar as primeiras mudanças!


E você, tem algum sonho relacionado à sua casa? Conte para a gente aqui nos comentários, ou mande um e-mail para contato@essaaquitetura.com.br quem sabe ele não pode ser tema de um próximo post?