• Juliana Duarte

Piso laminado: Conheça mais sobre este material

Você já passou pelo arrependimento de ter escolhido um material para piso e acabou se arrependendo depois de instalado? A escolha do piso em uma reforma é realmente uma decisão que deve ser tomada com bastante cautela e conhecimento pois é um material custoso e para ser trocado será necessário realizar uma nova obra. Por isso é importante sempre avaliar o ambiente em que o piso será aplicado, para que assim você possa constatar que as características daquele piso se encaixam nas necessidades do seu local. Hoje vamos te apresentar um material que talvez você ainda não conheça que é o piso laminado, e por isso vamos listar algumas características para que você possa analisar e fazer essa escolha de forma assertiva.

Saiba como é feita a instalação do piso laminado


O piso laminado é um piso constituído de lâminas de madeiras, e seu aspecto é semelhante ao carpete de madeira. Por possuir o acabamento em laminado melamínico a sua durabilidade é maior do que os carpetes de madeira, entretanto é menor do que os pisos de madeira. Para sua instalação é necessária uma manta e a forma de instalação do piso é feita por um sistema “click”, que é feito por encaixe macho-fêmea sem ser pregado ou colado na base, neste caso, as únicas peças fixas são os rodapés e perfis. Quando aplicados, formam uma superfície única e suas emendas ficam praticamente invisíveis. É importante sempre ter atenção a base em que será instalado o piso pois ele deve estar nivelado, limpo, sem umidade e em boas condições.


Instalação do piso laminado finalizada.| Foto por: Juliana Duarte – Piso laminado sistema click instalado. | Foto por: Caroline Lucas


Fique atento as características do piso laminado


Este piso possui uma característica quanto ao seu ruído, um barulho oco ao caminhar, o toc-toc dos sapatos e isso pode ser um problema se você trabalhar de salto e sair muito cedo de casa, por exemplo, ou colocar esse piso no quarto de um bebê e quando ele estiver dormindo você vai sempre ter problemas ao caminhar pelo quarto com medo de acordá-lo. Por isso é sempre importante avaliar o ritmo de vida da família e o ambiente a ser instalado.


Qual a resistência do piso laminado?


A resistência à agua e ao sol não é das melhores, ele pode estufar ou desbotar se exposto a estas situações por muito tempo. Ou seja, pode ser complicado se você tiver animas de estimação em casa, e escapar algum xixi fora do lugar de vez em quando. Porém sua resistência aos desgaste, impactos, manchas e queimaduras de cigarros, por exemplo, é bastante alta.



Acabamentos de piso laminado| Foto por: Juliana Duarte


Você já conhecia o piso laminado? Já teve alguma experiência com ele? Conte para a gente nos comentários e aproveite para deixar a sua sugestão de novos posts.


Ajude-nos a te conhecer melhor, para que cada vez mais a gente possa produzir conteúdo relevante para você! Participe da nossa pesquisa.