• Juliana Duarte

Dicas para uma reforma econômica e sem “quebra-quebra”

Está mudando para um imóvel alugado e quer uma decoração flexível? Ou então você está com um orçamento mais reduzido, mas deseja caprichar na decoração do seu apartamento? É muito importante imprimir na sua casa a sua personalidade e deixá-la com a cara dos moradores, mas mesmo aparecendo algumas prováveis limitações, isso é possível. Reunimos algumas dicas que vão servir para te ajudar neste momento, para que você consiga fazer uma decoração bacana sem que para isso você precise gastar além do que o seu orçamento está permitindo no momento.


Invista nos detalhes


Uma forma bacana e mais econômica para trazer cor para o seu ambiente, pode ser pintando as paredes ou uma parede com uma cor de destaque. Isso é bacana pois permite que você opte por uma base mais neutra para o mobiliário de longa duração como sofás, mesas de jantar, cadeiras... Ou seja, te permite uma maior flexibilidade na decoração, pois você pode mudar totalmente a cara do seu ambiente trocando acessórios como almofadas, itens de decoração e até mesmo a cor das paredes. E o mais bacana é que você tem uma decoração flexível, já que os itens que trazem maior personalidade para a sua casa, são objetos que você consegue levar com você para qualquer outro lugar.

Decoração para dar personalidade ao ambiente | Foto por: Bruno Rossi | Projeto por: ESSA|Arquitetura


Vista suas paredes!


No caso do imóvel alugado temos a restrição de não poder fazer muitas intervenções na parte estrutural e na hipótese de um orçamento mais restrito, mexer na parte estrutural do imóvel acarretaria em um gasto maior, nossa dica? Invista em quadros que revelem sua personalidade, que sejam parte da história da família ou até lembranças de uma viagem especial. O bacana é que você vá reunindo peças que além de decorar a sua casa, irão contar a história da sua família. E não necessariamente é preciso ter este acervo já formado, ele pode ir sendo criado com o passar do tempo e com cada experiência vivida, o que irá fazer da sua decoração flexível e dinâmica.

Quadros na decoração | Foto por: Bruno Rossi | Projeto por: ESSA|Arquitetura


Não esqueça da iluminação


A iluminação é grande responsável quando o assunto é conforto e bem estar, ela é peça chave em qualquer ambiente. Com a contenção de despesas, fica mais complicado contar com o projeto e execução de um forro de gesso, onde você pode ter vários pontos e “brincar” com a iluminação. Mas não é por falta disso que não é possível ter um ambiente aconchegante e charmoso! Um forte aliado para criar essas sensações são as luminárias e abajures, já que elas são peças soltas, mas que podem complementar uma iluminação que seja originalmente insuficiente, já que normalmente temos apenas um ponto de luz central, ou elas podem criar um ambiente gostoso a meia luz.

Pendentes ao lado da cama para deixar o ambiente mais aconchegante | Foto por: Caroline Lucas | Projeto por: ESSA|Arquitetura


O que fazer com o piso?


Realmente essa é uma parte que muito provavelmente vai envolver “quebra-quebra”, já que a maioria dos pisos são mais complicados para remover e dependendo do tipo do piso, será necessário fazer reparos no contra piso para que seja possível fazer a instalação do novo piso e isso envolve compra de material, além da contratação de mão de obra especializada para a execução destes serviços. Vale lembrar que muitas vezes, você não pode fazer esse tipo de alteração no imóvel ou mesmo faltam recursos para fazer essa troca, não é mesmo? Uma dica bem bacana para disfarçar o piso são os tapetes! Hoje em dia existem diversos modelos, formatos cores, texturas e estampas para compor a sua decoração da melhor forma!

Sala de televisão, com utilização de tapete como elemento decorativo | Foto por: Paula Tedesco | Projeto por: ESSA|Arquitetura


Esperamos ter ajudado! Ficou com mais alguma dúvida? Nos envie um e-mail para contato@essaarquitetura.com.br e aproveite para deixar suas dúvidas e sugestões, elas podem virar um post aqui no blog!


Não se esqueça de nos ajudar a te conhecer melhor respondendo a nossa pesquisa!