• Caroline Lucas

Acabamento das tintas: A importância da escolha certa na sua reforma!

Provavelmente você já se preocupou com a cor que iria utilizar em suas paredes, certo? Mas você já parou para pensar que antes da cor é muito importante definir o acabamento certo da tinta que você irá utilizar na sua reforma? Essa é uma questão bastante significativa, e que muitas vezes as pessoas acabam esquecendo e só depois da pintura concluída é que se dão conta da importância de se fazer uma boa escolha em relação ao acabamento das tintas. O pior disso tudo é que um erro no momento da escolha do acabamento da tinta na reforma, pode acarretar na necessidade de refazer o serviço, você já passou por isso? Uma escolha de cor que não ficou como você imaginava ou então você tem criança pequena em casa e escolheu uma tinta com acabamento de difícil manutenção da limpeza? Se já passou por isso, realmente deve ser muito complicado dispor mais tempo no seu cronograma da reforma e ainda mais dinheiro para mão de obra e material para refazer o serviço, sem contar o arrependimento caso não seja possível solucionar o problema. Mas fique tranquila, vamos te passar algumas dicas com informações sobre os acabamentos de tinta que podem evitar alguma dessas situações.

E para não bater aquele arrependimento depois de finalizar a sua tão aguardada reforma, resolvemos te mostrar os prós e contras de cada tipo de acabamento de tinta para que você possa fazer uma escolha segura e consciente!


Antes de fazer a sua escolha, você precisa saber...


Para começar é importante você saber quais são os três principais acabamentos de tinta disponíveis no mercado atualmente, o acabamento fosco, acetinado e o semi brilho. É interessante destacar que não existe um acabamento bom e o outro ruim, cada um tem propriedades interessantes de acordo com o que você precisa e deseja para cada ambiente. Por isso a grande importância de se conhecer as características de cada um para ver qual realmente melhor se encaixa no seu espaço, seja ele interno ou externo e as necessidades que você tem dentro de cada ambiente... Pode parecer complicado mas vamos te explicar um por um e assim você vai conseguir avaliar melhor as suas necessidades.


Por que escolher o acabamento de tinta fosco?


Um dos motivos para escolher esse acabamento é o resultado visual que ele proporciona, então se você não gosta do efeito de “reflexo” nas suas paredes e prefere um acabamento opaco, o ideal para esse resultado é realmente o acabamento fosco. Além desta questão estética, por não possuir brilho, ajuda a disfarçar as imperfeições da parede criando uma aparência mais uniforme, ou seja, se a sua superfície não estiver em perfeito estado ou você fez a escolha de uma cor mais escura, que naturalmente evidencia os defeitos da superfície, essa é uma boa opção de acabamento a escolher. Outro ponto positivo é que este acabamento costuma ser mais barato que os demais, sendo necessário fazer retoques a tinta fosca será a que melhor irá recebê-lo e é indicado para a pintura de paredes internas e tetos. Porém a sua limpeza é um pouco mais difícil devido a sua porosidade natural, então é importante avaliar o ambiente em que esta pintura será aplicada para que no dia-a-dia esta característica não seja um problema para você.


Quais as vantagens do acabamento semi brilho?

Se a sua preferência for por um acabamento com brilho intermediário e que ainda assim consiga dar um leve disfarce às possíveis imperfeições, nós te indicamos o semi brilho. Porém é sempre importante estar atento as superfícies pois esse acabamento disfarça apenas pequenas irregularidades na sua parede. Quanto mais fosco, maior a porosidade do acabamento com isso maior dificuldade na faxina, então o semi brilho, por já ser menos poroso, possui boa resistência na hora da limpeza, facilitando a manutenção diária. Este já é um acabamento indicado para áreas internas e externas, de acordo com a avaliação da sua necessidade.


Vai escolher o acabamento acetinado? Saiba mais sobre suas características


Se você deseja para a sua reforma um acabamento mais sofisticado, a tinta acetinada pode ser uma ótima escolha, mas para a utilização deste acabamento é indispensável que a sua parede esteja em perfeito estado de nivelamento, sem qualquer imperfeição, pois esta é uma opção que possuí ainda mais brilho, ou seja, quando a iluminação artificial for acessa será possível ver com clareza todos os defeitos que essa parede possuir. É importante destacar que os retoques neste tipo de acabamento ficam bem marcados, ou seja, caso você necessite, será necessário pintar toda a parede para obter um bom resultado.

Sua grande vantagem é a facilidade na limpeza e por ter seu acabamento bastante liso, tem baixa aderência de sujeira. É fortemente indicado para portas e janelas, sempre prestando bastante atenção ao estado da superfície antes da pintura para avaliar as condições e assim fazer a escolha sem surpresas e arrependimentos com o resultado.

Verde claro: acabamento fosco. | Verde Escuro: acabamento acetinado.


Agora que você já entende mais sobre os tipos de acabamento das tintas, já pode planejar a sua próxima pintura com segurança!

E você? Já passou por alguma situação de remorso na escolha do acabamento da tinta? Ou ainda ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@essaaquitetura.com.br. Conte para a gente aqui nos comentários, sua participação é muito importante para nós e nos estimula a continuar produzindo conteúdos como esse.