• Juliana Duarte

3 passos para escolher o sofá ideal

Muitas são as dúvidas na hora de mudar a sala de estar ou televisão: que tipo de mobiliário usar, como dar destaque a uma parede ou até mesmo saber qual parede deve ser destacada, esses são alguns dos muitos desafios que envolvem a mudança de uma sala. Mas sem dúvidas, uma boa forma de começar a pensar o projeto para sua sala é iniciar escolhendo o maior mobiliário do ambiente, que na maioria dos casos é o sofá, que além de ocupar bastante espaço, ele pode ser responsável pelo êxito ou pela frustração em relação ao seu espaço.

Sofá com chaise retrátil e encostos ajustáveis. |Foto por: Paula Tedesco | Projeto por: ESSA|Arquitetura


Atenção total ao tamanho


Esse item parece muito óbvio mas este erro é facilmente cometido e pode condenar todo o espaço da sua sala, se for mal dimensionado. O fundamental é ter bastante atenção ao tamanho da sua sala e simular com uma trena ou uma fita métrica o tamanho do sofá que você está pensando em comprar. Lembre-se de considerar os espaços livres para passagem pelo ambiente, esta é uma dica de ouro! Muita atenção quando o seu sofá tiver chaise retrátil pois quando esticada, o sofá ocupará ainda mais espaço, então nesses modelos o ideal é considerar o seu tamanho com a chaise aberta, pois quando ela estiver recolhida com certeza ficará bacana no espaço.

Ah, e não se esqueça de medir o elevador e as portas de entrada do apartamento para saber se será possível passar com o sofá por eles.

Sofá com chaise retrátil. |Foto por: Bruno Rossi | Projeto por: ESSA|Arquitetura


Como você vai usar essa sala?


Pergunta boba, não é mesmo? Nada disso! Ela é fundamental para começar a escolha do sofá ideal. Se for uma sala de visitas, é possível escolher um sofá mais rígido e que não tenha muita profundidade, pois ele precisa ser confortável para se sentar. Já se for uma sala de televisão, o conforto é fundamental para ficar por longos períodos, por isso abuse das chaises retráteis e encostos ajustáveis.

Sofá fixo. |Foto por: Bruno Rossi | Projeto por: ESSA|Arquitetura


Conforto é fundamental


Pense sempre na relação preço/qualidade e dê preferência aos que melhores se encaixarem nesse parâmetro, lembre-se que o sofá é uma peça mais cara e é bacana que você possa contar com a qualidade dele por muitos anos, para fazer valer o investimento!


E nada de vergonha na hora de escolher o sofá ideal para o seu ambiente, sente-se nele e experimente se ele tem altura compatível com a sua estatura, ou seja, o modo que você fica confortável sentada nele e seus pés tocam o chão. Perceba se ele não é mole demais ou se para levantar-se dele é complicado, pois você acaba se “afundando” nas almofadas. Verifique também se a altura dos braços atende aos usos que você dará ao sofá, seja ele para uma sala de televisão ou para uma sala de estar.

Sofá retrátil em uma sala de tv. |Foto por: Bruno Rossi | Projeto por: ESSA|Arquitetura


Ficou com mais alguma dúvida? Nos envie um e-mail para contato@essaarquitetura.com.br e aproveite para deixar suas dúvidas e sugestões, elas podem virar um post aqui no blog!


Precisamos te conhecer melhor para continuar te ajudando com conteúdos de relevância para você! Responda nossa pesquisa, é rapidinho!